2004/06/02

XavierSA, escreve ao Expresso.

Ex.mo Senhor Director
do Semanário Expresso


Decidi enviar esta carta a V. Ex.ª, para o pôr ao corrente dos danos e preocupações que, o artigo do Dr. Pedro Nunes, ilustre bastonário da OM ( Ordem dos Médicos), publicado na vossa edição de Sábado, 29 de Maio, nos tem causado.

O Dr. Pedro Nunes, no seu texto de prosa contundente, trata os administradores SA, colocados nos hospitais pelo Senhor Ministro da Saúde, Dr. Luís Filipe Pereira, de uma forma inaudita, como passo a transcrever:

"Em contrapartida,(o ministro da saúde) trouxe com ele a poluição do sistema por gente estranha, cuidadosa como elefante em loja de porcelana, e um manancial de riscos, como a destruição do Serviço Nacional de Saúde..."

Sinceramente, Senhor Director, considerar-nos GE (Gente Estranha), PS (Poluidores do Sistema), PPD (Perigosos Poluidores Desajeitados). EQP (Elefantes Quebra Loiças). DSNS (Destruidores do SNS). TSNS (Terroristas do SNS), ultrapassa todos os limites.

Temo, que as forças de segurança PSP, GNR, PJ, SIS, FBI, MI5,CIA, etc, após a publicação deste artigo, nos passem a tratar como perigosos terroristas da Al Qaeda, destruídores do Serviço Nacional de Saúde.

Para o Senhor Director avaliar, a perturbação que a publicação do referido artigo me causou, confesso-lhe, que esta semana tive de recorrer, a uma consulta médica da minha SA.
Foi-me diagnosticado stress pós traumático agudo, causado pelo poderoso agente patogénico OM.
Apesar dos tratamentos, a minha situação clínica não tem melhorado.

Depois do ataque do Dr. Pedro Nunes temos sido alvo de chacota por parte do pessoal hospitalar.
Ainda hoje, no início da manhã, quando fui à cafetaria do hospital, como de costume, para tomar o pequeno-almoço, ao passar por uma das mesas, empurrei, inadevertidamente, com a aba do casaco uma chávena que se estilhaçou no chão com estrondo. Ouvi logo os dichotes de um engraçadinho:"Eh! malta, elefante à vista, cuidado com as porcelanas".
Estas situações que, a V.Ex.ª, até poderão parecer engraçadas, têm-me esfrangalhado os nervos.

Quanto ao senhor ministro da saúde, "homem calculista das pequenas políticas, cansado, acossado e definitivamente enredado no seu labirinto - um ministro a curto prazo ", aguarda, segundo me comunicou por telefone, no seu posto, a reacção do nosso primeiro ministro, Durão Barroso.

Para terminar, Senhor Director, queria revelar-lhe um segredo e fazer-lhe um pedido.

Quanto ao segredo, trata-se de um pensamento profundo que me inquieta desde que vim para os hospitais. Peço-lhe, encarecidamente, que não o revele a ninguém.
O ministro da saúde, homem experiente e inteligente, sabe muito bem que nós somos uns nabos. Que não percebemos nada de Administração Hospitalar. Nós não fomos seleccionados. Nós somos aquilo a que vocês chamam de "boys". Os "jobs" foi o Luís Filipe Pereira que os forneceu.
Quanto ao pedido, Senhor Director... Não me arranja um lugarzinho no seu jornal. Sempre deve ser mais fácil que o trabalho nos hopspitais.