2004/09/09

Sessão da Tarde


A pouco e pouco os elementos do CA regressavam do almoço.
Juntou-se-lhes o quinto elemento, administrador não executivo, que não pudera estar presente na sessão da manhã.
Na sala de reuniões, a equipa do Conselho de Administração aguardava em silêncio olhando de soslaio para a cadeira flamejante.
Finalmente, apareceu a administradora.
Entrou na sala sem dirigir palavra, ar lunático, enrolando as farripas do cabelo desgrenhado entre os dedos, a arrastar os saltos altos em direcção à cadeira expectante, sentando-se cuidadosamente.
O administrador recém chegado reabriu a sessão. Tinha uma proposta para apresentar: a realização de um “out sourcing” para a concessão dos Cuidados Intensivos.
- Meus caros colegas, para a execução deste objectivo, o primeiro passo a dar é a elaboração do Caderno de Encargos. O gabinete de um amigo que muito prezo, técnico competente, poderá, rapidamente, elaborar o referido documento. O passo seguinte será o desenvolvimento do procedimento de adjudicação mediante a consulta às empresas que eu tenho aqui listadas. Para a apreciação das propostas conheço um outro gabinete que nos poderá fazer o serviço por tuta e meia.
- A concessão da UCI a uma entidade externa é legal ?
Quis saber o Director Clínico.
- Como o senhor Director sabe, este hospital é uma Sociedade Anónima! No âmbito do código destas sociedades a realização de um contrato deste tipo é perfeitamente legal. Por outro lado, cabe aos administradores SA criar novas formas de gestão. Combater o monopólio do Estado na gestão da saúde através do estabelecimento de parcerias com o sector privado. Só assim nos safamos. Quer dizer, só assim estaremos a contribuir para a privatização da Saúde.
- E a qualidade ? Atalhou, hesitante, o XavierSA.
- A qualidade, a qualidade é a que estiver prevista no Caderno de Encargos. Os médicos e os enfermeiros do concessionário são tão competentes como os outros. Todos têm carteira profissional. Além disso, estas empresas utilizam pessoal auxiliar em muitas das tarefas, habitualmente, desempenhadas por médicos e enfermeiros o que nos permitirá baixar, substancialmente, os custos.
Continuou entusiasmado o administrador proponente.
Após a colocação de mais algumas questões, prontamente esclarecidas, o Conselho de Administração dava-se por convencido face aos argumentos brilhantemente expostos pelo administrador não executivo, votando unânime na sua proposta.
Parecia ter sido encontrada uma solução para o embriólogo. Uma solução inovadora, aliás. Depois do intenso partir de pedra da sessão da manhã, o processo acabara por parir a decisão ajustada.
Pensou XavierSa com os botões.
Mais conformado que satisfeito, XavierSA registou as últimas notas necessárias para a elaboração da acta da reunião: Concessão da Unidade de Cuidados Intensivos a uma entidade externa (equipamento e pessoal). Custos? Estudo prévio e alternativas? (que se lixe). O administrador não executivo ficou responsável pelo condução do projecto.
Na folha, junto aos apontamentos, XavierSA desenhara durante a reunião inúmeros arabescos indecifráveis.
Pareciam novelos de cobras cuspideiras.

3 Comments:

At 5:28 da tarde, Blogger É FARTAR, VILANAGEM said...

Sinceramente, G O S T E I.
Parabéns

 
At 4:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma pérola do amigo Santarém SA...

HOSPITAL DE SANTARÉM
Circular Informativa
Junto uma mensagem do nosso Presidente do Concelho de Administração e um documento de trabalho por ele elaborado.

Foi com a maior alegria que o vimos regressar de férias. A melhor homenagem que lhe podemos prestar é fazer chegar à linha directa da nossa revista EmForma os nossos comentários.

Dentro da politica de incentivos que temos vindo a seguir, para os 3 melhores comentários serão sorteados:

Una viagem ao conselho de Santarém, patrocinada pelo Dr. Papiro do concelho de administração a pensar nas próximas eleições autárquicas, na nossa viatura VMER, conduzida pelos nossos pilotos de fábrica, sendo servida uma refeição a bordo;

Uma inscrição gratuita para a conferência que eu própria vou preferir em breve, subordinada ao tema "A influência da Saúde no hospital Éceá de Santarém e a contra influência da doença no organigrama do mesmo e nas competências dos chefes dos apartamentos";

Um lugar na 1ª fila na sumptuosa inauguração da urgência pediátrica e dos outros imponentes melhoramentos e obras de elite na nossa Éceá, com vista privilegiada para o fogo de artifício e oferta do traje de gala. (*)

Com os melhores cumprimentos,

A açorda do nosso Presidente
Farta de Martelar


(*) Sujeitas a confirmação as presenças do nosso primeiro Sacana Flopes e do nosso ministro Luís Parreira.

HOSPITAL DE SANTARÉM
Reflexões Sobre a ECEÁ Escalabitana
É preciso recuar aos idos de Dezembro de 2002 para melhor se compreender a génese dos Hospitais ECEÁS. Deixemo-nos de porras: eles aparecem por motivos sobretudo que se prendem com a necessidade de diminuir o défice do OGE.
Sou chamado ao luís parreira, juntamente com os outros indigitados para presidentes dos hospitais eceás, que nos diz:

"Como já perceberam, a propaganda do meu gabinete foi feita a melhor possível para vós. Transmiti a mensagem que para os ECEÁS iriam gestores de topo, a nata da nossa gestão, como o antónio borges, o cadilhe, o álvaro barreto, o murteira, o fernando pinto, etc. O povo está pois confiante e mal sonha que vós sois umas merdas que estão na prateleira, que nunca fizeram nada que se visse e que apenas têm em comum a vossa fidelidade ao nosso Big Brother (por facilidade passe a chamar BB, que o nosso Partido) pelo menos enquanto formos nós a mandar.
Só vos dou para já três orientações de base que o nosso líder furão barroso me transmitiu:

1º Como não percebeis patavina de Saúde, tendes de inventar até mais não poderem, e trabalhar sempre e só para o show-off.

2º Fazer o contrário do que haveis de apregoar: tende o cuidado especial de gastar mais e sempre mais (aqui tendes um contributo importante com a quantidade de boys e girls laranjas e agora também azuis que haveis de colocar) de modo a que os Mellos daqui a uns tempos tomem conta das chafaricas.

3º Tendes de ser solidários com todos os que estão nas vossas condições, isto é, os nossos BBs que estão a mamar à pala do orçamento ou que ficaram desempregados no guterrismo por serem incompetentes. Temos exércitos para empregar - não digo trabalhar porque não sabem - e temos nos hospitais que ides ocupar, como nos tempos do PREC, uma cambada de chamados administradores hospitalares. Atenção: isto é uma raça a abater; por mais burros que sejam saberão sempre mais do que vós. Apenas se admitem coma excepções aqueles que fazem parte do BB."

Nota: A 2ª orientação está a ser cumprida em pleno. Não leram á dias que o défice do SNS cresceu de forma bárbara? E para além dos medicamentos quem mais contribuiu? Os hospitais ECEÁ!!! Somos ou não bons. A propósito de medicamentos ando quase á 2 anos para dar a volta á farmácia. Com o rui pasquim foi impossível mas agora vai levar uma volta. Tou convencido que a culpa não é tanto da directora da farmácia, a provocante Lollobrigida, mas sim do auxiliar administrativo Bactrim…
Ora bem: aqui chegados foi constituída a equipa dos gestores de top. Como o tenente Valadares está cá há meia dúzia de dias não vou perder tempo com ele, mas sim com o seu antecessor pasquim. Do Valadares sempre direi que numa avaliação sumária, é um gajo que tem uma língua porca como tudo (de cara…para cima).
Agora a fazer compras de equipamentos é uma máquina, sobretudo em mobiliário: opta sempre pelo mais caro ou pelo dos amigos. Por enquanto não me chateio e quando chegar a hora trato-lhe do pêlo.
Para vogal não executivo veio o boss do BB daqui do concelho, o Papiro. Bem podiam ter sido mais discretos. O homem só quer tratar das relações com as forças vivas da terra para se insinuar e só pensa nas eleições autárquicas de 2005. Para ele o hospital é só uma maneira de tecer as suas influências e denegrir os socialistas. Tem uma qualidade brilhante: lembram-se que nos primeiros tempos a imprensa regional não parava de dizer mal de nós? Pois ele já os meteu no bolso; nada é publicado sem passar pelos olhos dele e agora só saiem notícias boas. O que eu não estou a gostar é das pressões que tenho para admitir os afilhados dele ou do BB (partido). Já não bastavam os que eu tenho metido e ainda para meter. Ele é o Fatela cuja descendência juntou os trapos com a prole de um colega do escritório dele; ela é a Lindaflor que já cá esteve e não valia um corno, mas que se trata por tu com ele, etc... Agora só para a festinha que estou a pensar fazer para umas inaugurações, se vou na conversa dele já ia nas 500 pessoas. Até a associação de berlinde do sacapeito e tudo o que é minoria queria convidar (até propôs que se desse cabo de um cigano para termos a cerca do hospital com uma multidão).
Tive de o refrear: pelo lado dele só pode convidar os bombeiros, os polícias e os ladrões. É claro que 5000 não chegam...
Há tempos houve uma muito fixe: eu faço sempre questão que no final do ano o n.º de trabalhadores seja inferior ao do ano anterior. É uma manobra de chico esperto: chega-se a Novembro e Dezembro, despedem-se uma série de gajos para no dia 31 o balanço nos ser favorável para o rankingue das ECEÁS. Depois voltasse a admitir e está feito.
Por causa do mete e despede, o papiro arranjou tal confusão que até um dos gurus locais do BB, a Peixeira Lima, telefonou a descompor-me por causa dos protegidos dele como a selva garça. Disse que ainda o papirozinho andava de fraldas tinha sido ele que lhe tinha posto a mão por baixo e levado à posição em que agora está no BB; e avisou-me logo que o gajo era um ambicioso do caraças capaz de me lixar a mim.

O agora ausente rui pasquim deu-me água pelas barbas. Tinha a mania que devia ser ele a mandar. Eu não lhe dava qualquer confiança e o tipo passava o tempo a ler jornais, a telefonar e a tratar mal e insultar alguns dos meus queridos funcionários públicos. Não percebeu que o conselho de administração sou eu e só eu. Ainda por cima fez asneira da grossa e vigarice. Enquanto eu ia ao WC contratava 1 administrativo; se eu ia almoçar e demorava um pouco mais, tinha mais 2 auxiliares em funções. Porra que era demais. Eu que já não bato bem da cabeça fiquei perdido. Eu, a Ana Borga e o Luís Parreira bem quisemos pô-lo logo a andar. Mas a imagem do BB ficava desgraçada (a imagem e só a imagem é que interessa). Foram vários meses a gramá-lo e depois lá foi embora com a indemnização no bolso paga por nós. Estou muito preocupado com esta merda toda. Um meu amigo perito em direito criminal disse-me que por eu não ter denunciado as ilegalidades a tempo ainda me podia lixar eu, mais do que ele. O cabrão do papiro é que não me deixou actuar de forma fulminante como é meu timbre, para não lixar o partido. Mas eu também sou do BB e não me queria tramar...
Sei que estão à espera que isto mude para me enforcarem. Já tive pelo menos mais 20 ataques histéricos e não há xanax que faça efeito.

Quanto ao xiquinho e ao pintainho não há problemas. São uns gajos porreiros. Só preciso deles para 2 coisas.
Para as minhas paranóias e descontrolos que são constantes, são os meus assistentes clínicos permanentes. O trabalho que lhes tenho dado às mais variadas horas do dia e da noite…
A outra razão é a companhia que me fazem sempre quando vou almoçar ao 10. Muito gostam eles de serem vistos comigo!!! Se não fossem eles com quem é que eu me dava? Só com os que são obrigados a falar comigo e quase todos para me lamberem as botas.
O pintainho tem ainda a vantagem de ser ele a dar a cara quando qualquer coisa dá para o torto. (Então não é ele o patrão dos doutores? Então que se lixe ele.)

HOSPITAL DE SANTARÉM
Mensagem do Presidente
Caros colegas

Depois de umas merecidas ferias é devida uma palavra de saudades que tive de todos vós e, tenho a certeza que também não pudestes passar sem mim.
Esta nau sem mim está sempre prestes a naufragar: não interessam o tenente Valadares, o Papiro Rato, o Pintainho nem o Xiquinho. Sem mim, não sabem o que fazer e quando ousam, sai asneira...

Tenho de partilhar convosco porque ainda não o pude fazer, a angústia da crise provocada pela fuga do Furão Barroso, do há eleições ou não há; fica o sacana flopes ou o compaio não aceita; remodelação do governo, enfim...
Só eu sei o que sofri. Fiquei sem unhas e quase sem dedos até saber que continuava o
nosso luís parreira como ministro, meu querido padrinho e protector.
Porra, que se ele não fica, estava feito...
Da remodelação não gostei nem por isso. Aquela do Mexia ir para ministro. Onde já se viu um vaidosão daqueles dos petróleos tal qual eu, ser escolhido? Fiquei com uma raiva e quase que acabava de arrancar os poucos cabelos que tenho.
Cá estamos novamente juntos para nos esforçarmos todos para colocar a nossa Eceá nos primeiros lugares do rankingue dos eceás, que é apenas o que me preocupa. E estou cá com o palpite que vamos ser este ano vice campiões, só ultrapassados pela Feira.

Não percebo a dificuldade da retoma económica no nosso querido Portugal. Não é verdade que debaixo do meu comando, em apenas 2 anos ponho esta empresa a dar lucro? E depois vão arranjar para as Finanças um miserabilista como o canhão a hélice que ainda é mais unhas-de-fome que a manuela azeda o leite. Estivesse lá eu…

Já sabeis que o meu grande objectivo, conforme orientacões do luís parreira - como se fosse preciso - é trabalhar sempre para as aparências e para atirar areia para os olhos de todos, a começar por vós. Não é verdade que estamos a pintar o nosso hospital? Isso é que enche o olho, o resto o que é que importa?

Vamos ter lucro este ano que bem o merecemos. Para isto contribui logo a poupança do conselho de administração. Viram-nos comprar grandes carros como os tipos do médio Tejo? Não senhor. Aqui o hospital só paga o leasing do meu BVW que no final do contrato fica para mim... (Não sabiam? Fica aqui a promessa que antes de eu vos deixar darei conta de quanto este querido hospital paga todos os meses à Petrogal para poder ter este gestor de top!!! Nem vos passa pela cabeça a insignificância que é. Até parece que se eu fosse um gestor de top não tinha mais que fazer do que vir aturar um hospital; mas ninguém mais me queria...).

Continuaremos a produzir sempre mais - eu nem percebo como é possível porque tenho a sensação que o pessoal trabalha cada vez menos; só se é da motivação que eu, grande timoneiro, consegui dar - a custos cada vez mais descontrolados, mas não se esqueçam que quem vier a seguir é que se lixa. Não tivemos também a pesada herança socialista?
Confiem em mim pois números são comigo e sei trabalhá-los como quero e conforme o que pretendo.
Uma coisa vos garanto: quando deixar esta nau quem me substituir está tramado.

Finalmente uma palavra para os meus funcionários públicos, inimigos de estimação. Podeis continuar confiantes que de mim só xicote e chacota.
Aqui para nós, esta terra de touros e campinos, só tem é mansos...Trato-os abaixo de cão; convenço-os que não é legal abrir concursos para promoção, desconto-lhes para a ADSE mas não pago o que lhes devo; digo o pior possível desses malandros, mas os gajos não reagem nem passam da cepa torta. Nas férias, a minha Maria até me disse: só me admira como é que ainda não te partiram uma cadeira nos cornos. Tens muita sorte em estes gajos não os terem no sítio e as gajas terem prazer em serem gozadas.

Como não pude deixar de pensar em vós nas férias elaborei um documento sobre os nossos principais colaboradores, pois para vós não tenho segredos. A transparência e a sinceridade são dois dos meus piores defeitos!?!?
Conforme disse a minha assessora Farta de Martelar - que é meu braço direito, esquerdo e do meio - agradeço que façam chegar os comentários que quiserem através do mail de sugestões para a nossa revista EmForma.


Ate breve. Beijinhos e abraços do vosso querido Presidente Polegar
Nota 1-Uma noite destas tive um sonho muito mau. Estava a sair do hospital mas não era pela portaria grande nem pelo portão do cais. Nem por uma porta mais pequena. Estava a sair de rastos.
Nota 2 - Um dia destes alguém me perguntou: sabes que os funcionários públicos quando tomam posse têm de apresentar um atestado médico a dizer que podem trabalhar? (isto é, ter emprego) - Claro que sei.
- E também sabes que eles têm de entregar o certificado do registo criminal? – O quê??? Estás doido ou estás a gozar? Mas eu não sou funcionário...
Nota 3 - Sabem que mais? Vou pedir ao luís parreira para me demitir a tempo como fez ao meu ex-colega rui pasquim. Esse é que teve juízo. Levou uma pipa de massa e não fez um corno.

0 xiquinho reparou uma grande injustiça feita pelo anterior conselho de administração: atribuiu o horário acrescido à sua colega supervistona xaxão tecido. Do conselho estamos conversados.

Nota: O luís parreira, depois de ter recebido e dado as directrizes que já vos falei aos presidentes das Eceás, ehamou-me de lado e disse: polegar, como és o meu delfim e o gajo em quem tenho mais confiança em trabalhar os indicadores a nosso jeito, vais ser especialmente protegido. Tudo o que forem experiências piloto que vou fazer nas eceás, podes contar que Santarém vai estar em todas.
Então vocês não viram a quantidade de consultores que nos têm vindo visitar para mandar palpites e os projectos em que estivemos e estamos metidos, com os resultados brilhantes que atingimos? (a propósito, se já conseguiram descobrir esses resultados avisem-me que eu não vejo nada. Mas tem de ser por causa da imagem do hospital e do nível que isto nos dá).

As minhas secretárias são do melhor. Tenho a nanda e a bela. A nanda é a maior, sempre com os tabuleiros dos chás, cafés e laranjadas para a frente e para trás. A bela era a confidente do rui pasquim mas agora já está domesticada. Também havia uma Ofélia que pus na rua. Então não é que a gaja teve o atrevimento de me pôr em tribunal por não lhe pagar uma indemnização? Paguei tudo o que devia mas foi para o olho da rua, com passagem pela psiquiatria para ganhar juízo.
E claro que não me admira que daqui a uns dias o papiro ou a peixeira lina me obriguem a admiti-la outra vez, pois outra coisa não temos feito que pôr fora e pôr dentro.

Quanto à célebre nata de administradores hospitalares, quando aqui cheguei vim encontrar 5 aves: o pedro parkes, a xaxão, a paula pequeleque, o piegas e o luís malvado. Como é que lhes tratei da saúde? Sempre fui um tipo muito frontal e corajoso. Nunca comigo houve despedimentos sem primeiro serem ouvidos (por telepatia); sempre gostei de dizer as coisas olhos nos olhos (por telepatia).

O luís delgado foi despedido e tomou conhecimento pela internet. O povo hospitalar regozijou. Há que dar o exemplo por cima.

O pedro parkas mal eu cheguei topou-me logo e viu que não estava à altura de falar comigo e pôs-se na alheta para ao pé do seu protector Joshua do médio Tejo.

O piegas que sabia alguma porra desta história da saúde e tinha a mania que sabia fazer contas (mas a tabuada dele não é igual à minha) foi despachado em grande velocidade. Apanhei-o em férias e truz. Quando chegou estava arrumado.
E isto teve mais uma vantagem: agora o pessoal pensa 2 vezes antes de ir de férias pois nunca sabe se quando regressa, já tem guia de marcha passada!!!

A pequeleque, que tem a mania que sabe, estou a dar-lhe mais um tempo até precisar dela. Depois tenho a sensação que vai fazer companhia ao piegas.

Finalmente a xaxão, expert máximo em gestão. Como tenho o hospital todo em obras, mandei fazer um gabinete na morgue para ela: que eu saiba os mortos não ouvem e nem ela faz mal a um morto.
Com 2 penadas, dossier arrumado conforme orientações do luís parreira. Nem eu precisava delas pois já o tencionava fazer.

Vou-vos falar agora nos verdadeiros gestores de gabarito que temos neste momento e naqueles que já foram.
Mas, antes disso, tenho de dar conta dos donos dos 5 apartamentos em que dividi o hospital: o cardeal, a graça ramona, o torpe da poupa, o josé safado e o tatão bigodes.
Quanto à ramona não lhe faltam clientes pois as mulheres têm de continuar a parir; só é pena que não legalizem a IVG para aumentar a produção.
O cardeal é um gajo que por vezes fala alto demais para o que eu gosto. Não o topo lá muito bem mas tenho de o gramar pois não é fácil arranjar outro comprador para este apartamento.
O safado é uma mosca morta: vejo-me à rasca para o conseguir encontrar quando quero. Já me ofereci para ser eu próprio um cliente dele a tempo inteiro que bem precisam, mas o gajo nem me pode cheirar.
O tatão é um mártir. Parece que anda sempre com cara de quem tem vontade de ir à casa de banho, mas é bom gajo. Faz aquilo que eu quero e pronto.
O torpe da poupa já me lixou porque me fez perder uma aposta. Tinha dito ao pintainho: apostas que não se passa um mês desde que ele comprou o apartamento, sem que o barba rossa lhe vá à tromba? De resto, o torpe é uma máquina a facturar. Assim fossem os outros... Até consegue, nos clientes que vêm tirar apenas uns pontos, transformar isto numa consulta e, se forem mais de 2 pontos, também é uma grande cirurgia. Isto é que é ser gestor. O adjunto dele, o Afonso Henriques, nem pia: o torpe caga-1he em cima e o tipo ainda lhe vai lamber o rabo e anda todo satisfeito.
A adjunta do cardeal é a Anja. Esta tem uma boa história...
Eu e o papiro dividimos entre nós as quotas para metermos cá quem queremos. Para além do pessoal do BB temos as nossas cunhas pessoais. Embora o papiro se ande a alargar (eu, tirando os do BB só cá meti a filha da minha empregada doméstica), tenho de lhe render homenagem no caso da anja. Ela é velha conhecida do sacana flopes dos tempos da figueira da foz. Trabalhou com ele e o sacana flopes falou com o papiro para lhe arranjar um tacho e zás, cá está ela. Estão a ver o jeito que dá agora com o sacana flopes nosso primeiro: o papiro tem o que quer dele pois são íntimos.
Eu tive de trazer logo uma velha amiga minha, a Farta de Martelar. É a minha bufa principal e de estimação. Não posso passar sem ela e é uma expert em tudo. Eu disse aos donos dos apartamentos: se tiverem falta de inquilinos, basta pedirem à farta de martelar para falar sobre Saúde a pessoas saudáveis que, com toda a certeza, elas ficam logo doentes para serem vossas clientes.
Os donos dos apartamentos não percebem que estes gestores que eu arranjei só estão em condições de produzir alguma coisa - pouca - daqui a uma meia dúzia de anos. Não sabem dar tempo ao tempo... Até eu hei-de voltar outra vez ao petróleo sem saber o que é isto de um hospital, quanto mais eles.
Depois temos mais uma BB de categoria que é a Tita Verdete. É ou não é uma tia toda bem?
Recebi também, que remédio, a Salamandra Phil, que é um amor, mas tem pêlo na venta.

Mas a contratação da época não há dúvida foi o Goebbels Moreira que trouxe para a direcção de propaganda: jornais, revistas, placards, sinalização, histórias da carochinha para os media, é com ele e do melhor. Vale bem o dinheiro que lhe pago. É só tratar da IMAGEM e das RALAÇÕES PÚBLICAS, minha e da empresa. Toda a merda em que estamos metidos, nas mãos dele e da martelar, e com palpites do papiro, transformam-se em vitórias deste conselho de administração e em grandes progressos.

Alguns gestores de elite tiveram azar, sem qualquer culpa deles.

Lembram-se do Paulinho da Informática? Que cérebro… (até parece que nem tinha habilitações mínimas). Deve ser difícil lembrarem-se dele pois durante largos meses que aqui esteve não fez nada de nada ou, do muito pouquíssimo, saiu bacorada; mas bufava-me bem...

E o pulha barros? Ainda bem que me vi livre dele. Parece que o tipo falava sozinho; dizia que ninguém o entendia, muito menos eu a ele. Já está substituído na dita gestão financeira pelo Feio, aquele jovem com uma simpática barriguinha que mais parece um taberneiro. O que é preciso é ter nos financeiros um gajo que faça o que eu digo e que não deixe fazer à fidalga dores o que ela quer.

Para os recursos humanos fui buscar o Hannibal. Vem do sector automóvel. Só preciso dele (daí o sector automóvel) para me pôr as rodas numa porrada de administrativos que até ao fim do ano têm de ir à vida. Queriam ficar efectivos os marmelos...
O Hannibal tem outra missão importante a cumprir. Se não fossem os malditos funcionários públicos, qualquer dia não tínhamos trabalhadores: só prestadores de serviços, que não contam como despesas de pessoal (isto é crucial para o rankingue dos hospitais ECEÁ). Só que esta malta prestadora de serviços não desconta para a segurança social. Estou a imainar o canhão hélice se tem conhecimento disto? Graças a deus que só daqui a 10 anos é que vamos ter inspectores de trabalho em quantidade para fazerem alguma coisa. Se não estávamos lixados. Se as inspecções vêm, apanha o hannibal e também chefes de repartição. Quando isto der para o torto, querem apostar que quem se lixa são estes gestores e, sobretudo, a fidalga dolores, o portinhal e a helena trakes? Estes é que são a fina-flor administrativa!!!

Já me estava a esquecer do meu técnico de contas Acólito. Este é um autêntico lambe botas. Tenho de me pôr a pau pois já me zurziram que o gajo por onde passa deixa rasto e documentos nas mãos dele é um perigo. Parece que quando frequentou a Academia na cidade tiveram de lhe bater umas notas valentes em troca do bico calado.
Até ver, de contas percebo eu. Que culpa tenho se a lei me obriga a ter um TOC?

(Só um parêntesis para verem o que os meus colegas do conselho da confusão percebem de números. Logo nas primeiras reuniões do conselho quando cheguei, estava a falar na despesa e na receita. Diz-me o xiquinho: ó sotôr, se quiser vou-lhe aviar a receita à farmácia pereira; diz o rui pasquim: porque não vai antes à sá da bandeira? ih ih ih... O pintainho diz sempre que sim às receitas e até às despesas, mesmo quando é para o lixar. A minha Maria até me diz: se em vez de dares com o pintainho desses com a Maria dele, já tinhas os cornos num feixe. Tratas todos abaixo de cão; é por isso que nunca fizeste nada que se visse, a não ser à pala do BB.)


Por falar em contas, como sabem anunciei em Julho lucros substanciais da empresa neste ano. Não tem nada que saber: basta tratar os números por tu e saber de engenharia financeira.
Por exemplo:
Disse ao Acólito para estimar para este ano 400M00 contos PTE para aqueles raros exames que se fazem lá fora. - Ó sotôr, mas não é pouco? - Cala-te e faz o que te digo. - Sim patrão. Passados uns tempos os gajos de Lisboa que têm a mania que mandam nas Eceás perguntaram-me se em vez de 400.000 não seriam 1.400.000. É evidente que tive de dizer que tinha uma besta de um TOC que só fazia asneira. Estão a perceber? Eu explico: da despesa mete-se este ano o que se quer e o resto deste ano passa para os anos seguintes. Quando já cá não estiver, quem vier atrás que tape o buraco se for capaz...
Estão a ver que, só com esta manobra, tinha 1 milhão de euros para distribuir para incentivos por exemplo, e fazer muitas mais flores em Propaganda e Imagem (isto e só isto é que conta e rende dividendos).
Esta assim não pegou, mas outras se seguem idênticas.

Aliás, se eu quisesse tinha um argumento de peso para apresentar um grande prejuízo: o preço do petróleo e sues derivados (disto percebo eu umas coisas). Então os gases medicinais não são derivados do petróleo? Mas eu não me aproveito da conjuntura; números são comigo e dou-lhes a volta que quero.

Até de estatística já percebo umas merdas. E na produção muitíssima aldrabice se pode fazer para recebermos mais $$$.
E não tenho medo das auditorias; enquanto estiver o BB no poder, não há que preocupar.

Quando se descobrir a ruína, os Mellos vêm tomar conta disto...

Termino, repetindo as máximas que deveis ter sempre presentes:

NÃO É PRECISO QUE AS COISAS CORRAM BEM; É PRECISO FAZER COM QUE PAREÇA QUE CORREM DO MELHOR.

SÓ A APARÊNCIA E A IMAGEM IMPORTAM.

Mais nada.

Confiem em mim porque eu também não confio em vós.

Um abraço, do vosso Presidente e colega,
Polegar

 
At 11:54 da manhã, Blogger Unknown said...

Your Affiliate Money Making Machine is ready -

Plus, making money online using it is as simple as 1...2...3!

Here is how it works...

STEP 1. Input into the system what affiliate products the system will advertise
STEP 2. Add some PUSH BUTTON traffic (this ONLY takes 2 minutes)
STEP 3. See how the affiliate system grow your list and sell your affiliate products on it's own!

Are you ready to make money ONLINE?

Get the full details here

 

Enviar um comentário

<< Home