2004/05/12

XAVIER SA e o "LOBBY PELO GOVERNANCE"

O Instituto de ‘Corporate Governance’ reúne 130 personalidades da Economia nacional.

Um grupo de cerca de 130 empresários, gestores, juristas e académicos constitui o núcleo fundador do Instituto Português de ‘Corporate Governance’ (IPCG), cujo objectivo é «dar à sociedade civil e às pessoas que na sociedade civil maior capacidade têm, mercê da sua actividade, a oportunidade de criar um fórum de discussão, uma plataforma de análise e debate» sobre o governo das sociedades, adiantou ao DE Pedro Rebelo de Sousa, pai da iniciativa. Em última análise, o IPCG pretende «contribuir para um aperfeiçoamento das práticas de gestão seguidas em Portugal», como sublinha o documento que enuncia a missão do instituto.

Da lista de fundadores do IPCG fazem ainda parte banqueiros como Jardim Gonçalves, Ricardo Salgado ou Mira Amaral; gestores como Miguel Horta e Costa, Francisco Sanchéz, António Carrapatoso, António Mexia, Vasco de Mello, Carlos Horta e Costa ou Luís Palha; e empresários como Pinto Balsemão, João Pereira Coutinho ou Filipe de Botton . Integram também o grupo representantes das várias entidades reguladoras, como o ISP, Autoridade da Concorrência, Anacom e ERSE. Um director da CMVM participa a título individual. O mundo académico é representado por Ferreira de Almeida, Manuel Porto, Nogueira Leite, Calvão da Silva e Manuel Frada. Os parceiros do instituto serão os congéneres europeu e brasileiro.
Diário Económico 11.05.04

--------------------------------------------------

Ao ler a notícia do "Lobby" pelo "Governance", Xavier SA, não pôde conter um gesto de irritação. Depois de poisar o jornal, levantou-se, visivelmente perturbado, dirigindo-se para a porta do gabinete com passadas largas, ao mesmo tempo que chamava a secretária com a voz esganiçada:
- Anabela, Anabela...
Com a intrepidez que lhe é reconhecida, decidira telefonar ao Pedro para esclarecer aquela terrível omissão.
Então ele, Xavier SA, "Chairman" de uma grande empresa, não fora convidado para integrar o "lobby" pelo "governance"!
- Anabela, onde raio se enfiou você ? Preciso que me faça uma ligação urgente ao Dr.Pedro Rebelo de Sousa.
- O número ? Não encontro na minha agenda. Olhe veja na lista telefónica ou pergunte para as informações.
Enquanto esperava, leu de novo a notícia do "Diário Económico".
Filipe de Botton, Jardim Gonçalves, Ricardo Salgado, Mira Amaral, ai, olhem só, o Vasco Mello, que ele tanto admirava. O seu sonho era um dia ser convidado para um dos seus famosos jantares.
A pura nata dos gestores portugueses ali estava. O seu nome, merecia figurar entre aquele naipe de gurus.
E,o raio da Anabela nunca mais conseguia a maldita ligação!
Subitamente, a voz da secretária interrompeu-lhe os pensamentos.
- Senhor Xavier, está aqui a sua esposa.
Loira, espampanante, mascando chiclete, a Dona Arlete, esposa do xavier, "Chairman" de um hospital SA, entrou gabinete dentro.
- Olá querido! Que cara é essa ?
Definitivamente, o 11 de Maio, era também um dia aziago.
- Só cá faltavas tu! Estou assoberbado de trabalho. Diz lá o que aconteceu!
Dona Arlete, parara de mascar. Com a voz aveludada, susurrou de mansinho:
- Olha Xavierzinho, tive um acidente de viação. A culpa não foi minha, mas o estúpido do polícia diz que eu vinha na contramão.
Xavier não pareceu surpreendido. Pior era a angústia que sentia depois da notícia sobre o "lobby" pelo "governance".
- Olha querida, eu agora não tenho tempo para essas coisas. Estou à espera de um telefonema do Pedro Sousa.
- Do Pedro de Sousa ? O irmão do Marcelo, aquele "pão" da TVI ?
- Sim, esse mesmo.
- Mas,Xavierzinho, desde quando é que te dás com gente tão fina ?
- Olha, eu agora estou muito ocupado com o "lobby" pelo "governance".
- Com o quê ? Ai, homem, que te desgraçaste !
- Andas no governanço! Bem me parecia. Tu, um teso do caraças , de repente, cheio de papel e BMW para lá e para cá...
- Sobre isso, já te expliquei, várias vezes, devo-o ao senhor Ministro da Saúde que decidiu elevar o nível de vida dos gestores SA.
- Que aborrecimento, Xavierzinho !
- Vais ficar em prisão preventiva, como o senhor Carlos Cruz ?
- !...
- Olha querido, tenho de sair rapidamente. Vou ao cabeleireiro. Deve estar a aparecer por aí a TVI e eu não quero que as minhas amigas me vejam mal arranjada.
Acabara de sair a D. Arlete, quando entrou a Anabela.
- Dr Xavier, a secretáris do Dr. Pedro Rebelo de Sousa diz que ele não está. Mas olhe, enquanto esperava por resposta, ouvi pelo telefone, a voz de um homem, que presumo ser a do Dr. Rebelo de Sousa, dizer que não conhecia o Dr. Xavier de parte nenhuma.
Xavier, fez um gesto de enfado deixando-se cair no seu cadeirão de executivo numa atitude de resignação.
Há dias assim, em que todos estão contra nós, em que tudo nos corre mal.

1 Comments:

At 12:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sabia V.Exª, Dr. Xavier SA que parecem já ter começado as reconduções dos CA dos Hospitais SA (IPOPorto, Hospital do Barreiro, Santa Maria da Feira e outros?) Num Hospital do Porto não se fala de outra coisa. O CA constituído por agentes do PSD (um ex-sectretário de estado de Cavaco Silva, a esposa, diz-se, do Presidente da Comissão Concelhia local do PSD, um ex-candidato do PSD a uma grande Câmara da áreas Metropolitana do Porto vêm, dizem eles,de ser reconduzidos. Por mais três anos. Como? Então os SA não acabaram? Os EPEs não são outras entidades jurídicas? As assembleias gerais dos SA, agora, reconduzem/nomeiam os CA para os futuros EPEs? (que grande salgalhada jurídica aqui vai). Têm, ao que parece, a confiança política do Governo PS (?!!!), embora a Federação do PS Porto tenha ficado aparvalhada com a afronta política que lhe foi feita, a si, aos militantes e votantes do PS,e, porque não dize-lo, neste caso, a todos quantos (e são muitos, até do PSD e de outros partidos) esperavam ver mudado o referido CA (as razões para isso são muitas, quisesse o Ministro informar-se delas!), com a asneira política crassa acabada de cometer (com isto, o Assis já começou a perder votos para as autárquicas- e não serão poucos!. Acredita-se que a recondução foi manobra do Narciso, amigo dos ditos cujos, desde já tramando o F. Assis.Já se diz, que o PS nãoi tem gente competente para exercer os cargos. Competentes agora são só aqueles que viearam de pequenas empresas familiares em processo de falência mas que entretanto já sabem tudo de gestão hospitalar. De que tem medo o Governo PS? O Ministro já asnda tão cansado que está a perder o discerninmento? Depois do capital privado nos EPEs, depois das taxas moderadoras para moderar as falsas urgências,depois fa teroria dos animais da selva, e agora estas reconduções que mais asneiras políticas se esperam? Mais umas cadeiras partidas? Por favor, para que serve a maioria absoluta? É para mudar, ou nem sequer se muda aquilo que foi tão largamente derrotado? Se eles afinal eram tão bons, porque será que o PS teve maioria absoluta?

 

Enviar um comentário

<< Home