2005/02/24

Jobs for the Boys


Xavier, recém nomeado presidente do Conselho de Administração de um hospital SA, após o jantar, regado com vinho Dão, rematado com um bojudo whisky 12 anos, concordou em jogar uma partidinha de snooker com a malta do Johnny Walker.
À saída ajeitou o nó da gravata, enquanto dava uma olhadela à camisa de seda. Parecia estar tudo em ordem. A mulher repreendia-o severamente sempre que chegava a casa com nódoas. Um gole azedo assomou-lhe à garganta.
Vieram-lhe à lembrança os tempos de tropa. Uma fase de aventuras e alguma generosidade. A campanha africana tornara-o mais cauteloso, desconfiado e, discretamente, ambicioso.
Depois do regresso a Portugal, recomeçara a vida como oficial administrativo da Caixa de Previdência. No concurso a chefe de secção valeu-lhe um tio materno, chefe de repartição, que mexeu os cordelinhos. Estudava á noite, quando não tinha reuniões no partido a que aderira logo no início da revolução.
A esposa, uma mulher de vontade inquebrantável com quem casara pouco depois de se terem conhecido num baile dos bombeiros voluntários da Trafaria, acreditava cegamente que o futuro lhes sorriria, ainda mais, depois de uma cartomante do Seixal lhe ter lido as cartas..
Na festa da licenciatura, além de familiares e amigos mais chegados, convidara o presidente da concelhia. Fizera a sua parte, cabia agora ao partido cumprir o restante. A falta de curriculum seria colmatada pela “confiança” de que era credor o militante.
Em breve, chegavam ao salão de jogos. Há anos que não pegava num taco. Não podia fazer má figura. Logo se veria, tentou tranquilizar-se. Desde a sua nomeação com salário acima dos 7.500 euros mensais, prémios, carro, gasolina e telemóvel, tudo lhe corria pelo melhor.
A malta do Walker galhofava excitada. Afinal, o presidente, o Xavier, era apenas um homem que gostava das coisas simples da vida.
As bolas começaram a rolar. A cada tacada redobravam as bocas e crescia o entusiasmo próprio destes grandes momentos. O jogo desenrolava-se descontraídamente, noite dentro, alheio às pressões das pontuações.
Súbito, ouviu-se Xavier praguejar. Raios, o parceiro deixara-o snooker.
Refeito da surpresa, lentamente inclinou-se sobre a direita, taco atrás das costas sobre a camisa suada, olho esquerdo semi cerrado tentando adivinhar a melhor trajectória. Finalmente estacou.
Os habituais frequentadores, adivinhando o grande momento, aproximaram-se, em silêncio, cerrando círculo .
Xavier respirou fundo. Concentrado fez deslizar o taco pelo gancho do indicador e com firmeza desferiu a tacada.
A bola branca saiu girando suavemente sobre o pano morno até ao toque seco na tabela do fundo, ricocheteando girando para a tabela esquerda, depois a direita, até ao toque proporcionado na bola vermelha.
Fantástica jogada de antologia!
Como que impulsionados por uma mola a assistência desatou entusiasmada aos abraços e palmadas no Xavier.
Diz quem viu, que não houve, até hoje, noite de tamanha glória. Melhor só a noite da eleição do José Manuel Durão Barroso o grande artífice do sonho português.

8 Comments:

At 5:43 da tarde, Blogger xavier said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 5:44 da tarde, Blogger xavier said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 5:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fantástico! de antologia!
Parabéns.
João Pedro

 
At 11:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este texto refere-se aos good old days. Esta rapaziada, entretanto, já está de saída.
Vamos ver quem aí vem.
Antes do LFP as nomeações também não corriam lá muito bem. Havia uma tropa plantada no Ministério que determinava todas as nomeações dos administradores dos hospitais.
Estou-me a lembrar por exemplo de uma senhora, uma perfeita inepta, nomeada no mesmo ano como Administrasdora Delegada dos Hospitais de Santa Cruz, Curry Cabral e Santa Maria. Mal chegava só fazia trampa, saindo logo uns meses depois. Pois mesmo assim voltava a ser nomeada.

 
At 6:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu também sou Administrador Hospitalar, mas infelizmente ainda não sou filiado em qualquer partido, pelo que, a minha nomeação ainda está por acontecer. Se souber de algo, não hesite em me contactar. Estarei atento a futuros desenvolvimentos. Parabéns pelo Blog.

 
At 11:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ufff ...parece que, afinal, esta rapaziada não está de saída...
Não foi no PS que a maioria do povo portugues votou.Foi no PSD...
Os lugares mantêm-se, as mordomias também...(os que sairam por iniciativa proprioa já levaram consigo os automoveis)e nós a vê-los passar ...neste país só existe um partido politico:o PSD...mesmo não estando no governo continuam a ser eles a mandar.
Arrependo-me de ter feito formação na área da saude ...deveria ter-me inscrito como militante do PSD e o meu futuro na saude estaria garantido.

 
At 4:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

engraçado, quiçá inofensivo. de qualquer modo não confundir "snooker" com "bilhar livre"...que é o que se joga com três bolas apenas, sendo uma vermelha..

 
At 1:43 da manhã, Blogger Clara said...

yes

 

Enviar um comentário

<< Home